Operacional do Batalhão de Choque - PMERJ


Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) é uma organização policial-militar da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo sua única unidade voltada para o controle de distúrbios civis em áreas abertas e fechadas, entre outras atividades diferentes das exercidas no início de sua criação, como por exemplo, as forças tático-móveis.
Subordinado ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), sua sede situa-se no Regimento Marechal Caetano de Farias, um dos quartéis mais antigos da corporação, no bairro do Estácio na área central do Rio de Janeiro, e tem como área de policiamento todo o estado do Rio de Janeiro.
Possui dentro de sua organização outras unidades especializadas como o Grupamento Tático de Motociclistas (GTM), o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE), e as Rondas Ostensivas Coronel Nazareth Cerqueira (RONaC).
Em 2006, o Batalhão ofereceu seu primeiro curso de especialização nessa área, tendo a primeira turma sido formada porcadetes da Academia de Polícia Militar Dom João VI. Estuda-se agora a criação de um novo curso: Curso de Operações de Choque, com maior duração, que estaria disposto a formar policiais não só na área de Controle de Distúrbios Civis, mas em todas as atividades desempenhadas hoje pelo batalhão, ensinando inclusive técnicas anti-bombas aos cursandos.
O batalhão ministrou seu primeiro Curso de Operações de Choque (COChq), em 2008, curso esse com duração de três meses e, em 2009, o Curso de Controle de Distúrbios Civis (CCDC) com duração de dois meses, o primeiro aberto para toda corporação. Além destes cursos, ministra, atualmente, o Curso de Táticas de Patrulhamento Urbano (CTPU).







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Operacional do COT (Comando de Operações Táticas) Policia Federal

Operacional da CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais) Policia Civil_RJ